Cemaden sobe risco de deslizamentos para ‘muito alto’ no litoral do RJ; veja o alerta

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) subiu para “muito alto”

05/04/2025 | Por: Agência Basil

Cemaden sobe risco de deslizamentos para ‘muito alto’ no litoral do RJ; veja o alerta

Alerta Geral para o estado do Rio (Agência Brasil)

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) subiu para “muito alto” o risco geológico no litoral do Estado do Rio de Janeiro, em atualização na madrugada deste sábado, 5. Isso significa que há possibilidade de ocorrer deslizamentos mais generalizados e quedas de barreiras ao longo de estradas e rodovias.

O alerta veio após forte acumulado de chuva nas últimas 24 horas. Segundo o Cemaden, ainda há previsão de continuidade da chuva, o que contribui para elevar a umidade do solo. Isso leva aos riscos de deslizamento e quedas.

No Estado de São Paulo, a capital e São José dos Campos apresentam riscos geológicos altos, segundo órgão federal. Na capital, não há previsão de temporais para este sábado, mas o solo continua encharcado.

 

O estado do Rio de Janeiro está enfrentando uma previsão de chuvas intensas a partir de hoje, 3 de abril de 2025. Espera-se que o volume de chuva em três dias supere a média do mês de abril, especialmente na Serra Fluminense, onde os acumulados podem chegar a 350 mm. Além disso, a previsão indica que a chuva será constante em todo o estado, com acumulados variando entre 40 e 60 mm durante o final de semana. A mudança brusca no tempo também trará uma queda acentuada de temperatura, especialmente na região centro-sul.

Chuva excepcional: veja as áreas com maior risco de deslizamento e alagamento no Rio

Frente fria se aproxima do estado e deve provocar mudanças bruscas no tempo

O Estado do Rio de Janeiro deve enfrentar chuvas intensas a partir desta sexta-feira, alerta a Climatempo. A expectativa é de que o volume acumulado em apenas três dias ultrapasse a média para todo o mês de abril, aumentando o risco de deslizamentos e alagamentos em algumas regiões. Um estudo inédito revelou que 599 mil moradias no estado estão localizadas em áreas de risco de desastres causados por chuvas fortes. Confira quais são essas regiões.

Defesa Civil do Rio alerta para alto risco de deslizamento no estado

Capital entrou em alerta, com chuva forte em algumas áreas

A Defesa Civil Estadual do Rio de Janeiro divulgou, na manhã desta sexta-feira (4), alerta para o risco de deslizamento moderado a alto em todas as regiões do estado. Também há alerta para risco moderado a muito alto em todo o território fluminense, devido à ocorrência de pancadas de chuvas moderadas a muito fortes. Segundo a Defesa Civil, choveu muito forte no litoral sul do estado nas últimas horas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou alerta de grande perigo de acumulado de chuvas, válido para o litoral de São Paulo, o sul fluminense, Vale do Paraíba, Grande Rio, região serrana e Região dos Lagos do Rio.

Segundo o aviso, que vale até as 10h deste sábado (5), é prevista chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

 Veja os quadros das cidades com maiores riscos puviométricos no estado do Rio segundo a cemadem:





Comentários

Fale Conosco pelo WhatsApp

- Mídia Kit

Jornalista responsável:
Jornalista Adalmir Ferreira da Silva
Registro nº 0042497/RJ

Diretora Executiva:
Joana D’arc Malerbe