A mudança no tempo ocorre devido a uma passagem de uma frente fria pelo município. A temperatura deve variar entre 34ºC e 20ºC nesta sexta.
Após o fim da forte chuva no início da manhã, cariocas aproveitaram para praticar atividades físicas ao ar livre, enquanto novas pancadas não atingem a cidade. No Leblon, na Zona Sul, pedestres caminharam e correram pela orla.
Segundo a Defesa Civil Estadual, durante a madrugada, houve registros de chuva muito forte na Costa Verde e na capital. A temperatura mínima registrada foi de 15.2°C em Petrópolis, na Região Serrana.
Em Niterói, na Região Metropolitana, moradores registraram pontos de alagamentos nos bairros Ingá e São Lourenço.
Cidades da Região Serrana, Costa Verde e da Baixada Fluminense
suspenderam as aulas nesta sexta devido às fortes chuvas que atingem o estado. Em Petrópolis, por exemplo, o município decretou ponto facultativo nas repartições públicas. Em Nova Iguaçu, as aulas no turno da manhã acontecem normalmente, no entanto, os estudantes dos períodos da tarde e da noite terão atividades remotas.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os principais acumulados de chuva, no período de 24h, até às 6h20 desta sexta, foram em Angra dos Reis, na Costa Verde (88,5mm); Cantagalo, na Região Serrana (58,2mm); Teresópolis, Região Serrana (48,4mm); em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (40,8mm); e em Nova Friburgo, na Região Serrana (38,8mm).
O estado segue com risco hidrológico moderado para as regiões Sul, Costa Verde, Metropolitana, na capital e na Baixada Fluminense. Há possibilidade de elevação e transbordamento dos níveis dos rios. Também há risco moderado para deslizamento na região da Costa Verde.
Previsão para a capital nos próximos dias
Neste sábado (5), devido ao deslocamento e posterior transporte de umidade do oceano, o tempo seguirá instável na cidade do Rio. Assim, a previsão é de céu nublado a encoberto com chuva moderada a muito forte, acompanhada de raios e rajadas de vento moderadas a fortes até o período da tarde. Haverá um declínio na temperatura, com máxima de 24ºC e mínima de 17°C.
No domingo (6) e na segunda-feira (7), a previsão indica uma diminuição na intensidade da chuva. O tempo continuará sendo influenciado pelo transporte de umidade do oceano em direção ao continente. Os dias serão nublados com variação de 25ºC e 16º.