08/07/2024 | Por: Adjori - Rio / Brasil
Congresso da Adjori - Rio (Lívia Louzada)
“Hoje, a gente entende que essa questão de ter uma
identificação, ter um endereço (do jornal), é fundamental no debate de
desinformação. A gente precisa reconhecer o valor de quem se identifica para o
público, de quem permite que o público mande questionamento. A gente precisa
encontrar políticas públicas que deem apoio às empresas que continuam
imprimindo, isso é fundamental”. Marina Pita, Secretaria de Políticas Digitais
do governo federal.
Por Lívia Louzada
União e
modernização foram as palavras-chave do XVIII Congresso da Associação dos
Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Adjori – RJ), que
aconteceu no Hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na
última sexta-feira, 28. A necessidade de unir os meios digitais, como site e
redes sociais, ao impresso, foi amplamente debatido e resultou em importantes
conclusões para o futuro dos veículos. Tudo isso embasado pelas palestras sobre
Direito Eleitoral, fake news e inteligência artificial que os associados
tiveram a oportunidade de assistir. Ao final, a nova diretoria da entidade foi
eleita para o mandato até 2027.
A palestra
sobre Direito Eleitoral ficou a cargo da advogada Ingrid Ribeiro, que
esclareceu os pontos da nova Legislação Eleitoral que os empresários tinham
mais dúvidas. Já o também advogado e professor universitário Thiago Loyola,
mostrou até que ponto a vida das pessoas é influenciada pela inteligência
artificial, e que a tecnologia não é tão futura como muitos pensam, ela já está
no meio da população e na vida cotidiana.
Uma das palestras que mais atraiu a atenção dos adjorianos,
sobre fake News, foi ministrada pela representante da Secretaria de Políticas
Digitais do governo federal, vinculada à Secretaria de Comunicação da
Presidência da República, Marina Pita. De acordo com ela, o governo tem tomado
medidas para que conteúdos digitais não disseminem informações falsas e que
esses não acabem recebendo mídias legais no lugar dos veículos do interior do
país.
“A gente já fez
uma instrução normativa (02/2024), ela já passou por consulta pública e já foi
publicada. Ela cria regras para negativar sites, quando houver uma decisão
judicial de que ele está disseminando conteúdos ilegais e desinformação”.
Ela explanou ainda sobre a importância e força do jornal do
interior. “Hoje, a gente entende que essa questão de ter uma identificação, ter
um endereço (do jornal), é fundamental no debate de desinformação, tanto é, que
o elemento de ter uma sede física no país, ter uma pessoa responsável, entrou
na discussão da instrução normativa que veda o direcionamento de publicidade
para quem não tem isso. A gente precisa reconhecer o valor de quem se
identifica para o público, de quem permite que o público mande questionamento.
A gente precisa encontrar políticas públicas que deem apoio às empresas que
continuam imprimindo, isso é fundamental”, pontuou.
Marina disse que
para isso, é preciso uma contrapartida de mobilização dos veículos. “Essa
política pública não vai ser construída, primeiro se não tiver uma pressão de
vocês, um diálogo com vocês para nos apresentar essa realidade cotidiana. Quais
são os desafios? O que precisa ser valorizado? Como a gente pode separar o joio
do trigo sem incorrer no risco de censura e que todos possam participar? Não
adianta a gente criar um monte de barreiras e o pequeno (veículo) não conseguir
acessar a política pública. Precisamos avançar nessas normatizações internas
que garantam segurança jurídica para que as verbas direcionadas aos veículos
impressos e aos pequenos e médios, continuem acontecendo e que estejam
embasadas em uma visão normativa constitucional”, explicou.
A fala de Pita foi endossada pelo presidente da Adjori Brasil,
José Roberto Deschamps, que estava presente no evento e disse que vem se
reunindo com frequência com órgãos federais para garantir as mídias legais para
os jornais. Segundo ele, três pontos ficaram claros. Um é que será necessário
que os veículos atualizem periodicamente seus cadastros nas agências que cuidam
das mídias federais. O segundo é a modernização dos veículos, ou seja, que
todos, além de terem o impresso, também estejam na internet com site e redes
sociais. E por fim, o terceiro. De acordo com Deschamps, foi pedido que os
veículos se unam, através das Adjoris, para que essas mídias sejam enviadas e
os jornais se fortaleçam.
“Eles não querem
atender aos veículos de forma individual, querem atender as entidades, isso
mostra a nossa força em rede. Quando estamos juntos, a Adjori passa a ser um
veículo grande e forte. Os jornais têm uma necessidade urgente de fazer um
trabalho na área digital cada vez mais relevante. Usar todas as plataformas
digitais, não só o site. Não dá para pensar o nosso negócio hoje sem o
digital”, destacou o presidente.
Nova diretoria
Nova diretoria
da Adjori-RJ. Da Esquerda para a direita, Marlos França, Marcelo Cunha, Pablo
Sérgio, Nelson Cardoso e Tiers Rangel)
Ao final do encontro, os associados aprovaram a prestação de
contas apresentada e, a única chapa registrada, foi eleita por aclamação para o
mandato até 2027. Fazem parte da nova diretoria da Adjori – RJ, Marcelo Cunha
(presidente), Pablo Sérgio (vice-presidente), 1º tesoureiro (Nelson Cardoso),
1º secretário (Tiers Rangel), 2º tesoureiro (Marlos França) e 2º secretário
(Charles Barizon).
Novas diretrizes
O presidente eleito, Marcelo Cunha, falou que a nova gestão
caminhará junto com a Adjori Brasil na busca pela valorização dos jornais.
“Estamos entrando em um período, mais fortemente, de buscar modernidade, evolução dos veículos para as mídias digitais e fortalecer os jornais impressos. Nosso discurso junto aos governos é de que deu certo quando eles investiram no impresso e vai dar certo de novo. Os governos tinham mais aprovação quando as informações chegavam pelo impresso, pois nós carregamos credibilidade, então essa é a ideia da nova gestão da Adjori, é trazer mais veículos, é fortalecer esses veículos e unir as Adjoris a nível nacional. As oito Adjoris que compõem a Adjori Brasil devem começar a caminhar juntas, lideradas pela entidade nacional”, enfatizou o presidente.
DIRETORIA DA AIM - MARICÁ - RJ
da esqueda para direita: Adalmir Ferreira diretor e secretário AIM - Maricá - Jornalista Gilson Barcellos Assessor de imprensa - Sara Celestino diretora do Jornal Gazeta 24hs e Sr. Paulo Celestino Presidente da AIMFortalecimento dos jornais regionais é destaque no XVIII Congresso da Adjori-RJ
Jornalista responsável:
Jornalista Adalmir Ferreira da Silva
Registro nº 0042497/RJ
Diretora Executiva:
Joana D’arc Malerbe
Maricá/RJ (21) 98763-5117 nvedicaorj@gmail.com